Sobre

PARALELO ZERO é um escritório de arquitectura e projecto fundado em 2013 que se dedica ao estudo e intervenção no património de origem portuguesa em África. Desenvolvem actualmente projectos para Portugal, Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Com diversas publicações e comunicações dedicadas ao tema, criaram e comissariaram a exposição itinerante´Inventar(iar) as roças de São Tomé e Príncipeª, integrada na Sexta Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe (Lisboa e Seixal, 2012). Em 2014 partipam na exposição TANTO MAR – Arquitectos fora de Portugal e integram o projecto Ilha de São Jorge – Beyond Entropy patente na Bienal de Veneza.

Duarte Pape
(Lisboa, 1982)

Licenciou-se em Arquitectura pelo Instituto Superior Técnico (IST), com trabalho final subordinado ao tema ´Projecto urbano em Chelas’. Expôs, no Festival Beyond Media, Florença, 2006, o trabalho ´Roman theatres according to the rules of Vitruvio’. Em 2007, iniciou a sua colaboração com o atelier Promontório Architecture, desenvolvendo projectos nas áreas de retail, turismo, habitação e lazer, desde as fases de masterplan até ao projecto de execução (2007-2010). Colaborou ainda com os escritórios CPU Retail Architects e SMRS arquitectos.

Rodrigo Rebelo de Andrade
(Lisboa, 1981)

Licenciou-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto(FAUP), com tese final de curso subordinada ao tema ´As Roças de São Tomé e Príncipe. O passado e o futuro de uma arquitectura de poder (2008) Foi bolseiro do programa Erasmus em Madrid, na ETSAM (Escuela Técnica Superior de Arquitectura), em 2007. Em 2008, iniciou a sua colaboração com o arquitecto Eduardo Souto Moura, desenvolvendo projectos nas áreas de habitação e turismo, desde as fases de estudo prévio até ao projecto de execução.

Pedro Marchand
(Lisboa 1983)

Licenciou-se pelo Instituto Superior Técnico (IST), tendo estudado em Barcelona no âmbito do programa Erasmus. Colaborou durante largos anos em escritórios internacionais em Lausanne (Suiça), Paris (França) e Berlim (Alemanha). Desenvolve actualmente projectos por conta própria e em co-autoria com o Paralelo Zero desde 2015.

André Cruzeiro
(Lisboa 1987)

Licenciou-se pelo ISTE-IUL e colaborou entre 2012 e 2013 no escritório Fantastic Norway em Oslo (Noruega). Colabora com o Paralelo Zero desde 2014.